Com a escalação retirada do site: Melhor do Vôlei irei analisar a renovada equipe do SADA CRUZEIRO para a Superliga 2010/2011,sem nenhum voto na enquete deste blog mesmo sendo uma equipe extremamente forte o que esperar desta equipe?
- Recepção: O trio de recepção formado por Léo Mineiro, Filipe Ferraz e Serginho pode ser um dos mais fortes dessa Superliga. A equipe pode promover o retorno do Samuel para a ponta e com isso perde bastante na recepção, porém se ele recuperou o ombro será um reforço fortíssimo para o ataque.
- Levantamento: Willian vem com a responsabilidade de substituir o excelente Sandro, porém quem lembra dele na época do Bento Vôlei e da OnLine deve lembrar da qualidade formidável desse atleta, que além de grande levantador é um defensor fora de série! Se fizer o que espero dele pode ser lembrado nas convocações futuras.
- Ataque: Acredito que a equipe deva permanecer com o jogador Renato Felizardo de central no lugar do Acácio, caso fique com a equipe escalada pelo Melhor do Vôlei, deve perder poder ofensivo, pois os atacantes são mais completos porém menos eficientes nesse fundamento. Com a entrada de Felizardo e Samuel a equipe perde na recepção por parte do Samuel, mas ganha no ataque um dos melhores atacantes do Brasil (estando 100%). O Renato Felizardo é um atacante muito competente, o central Douglas tem um diferencial que poucos centrais apresentam que é atacar bolas muito afastadas da rede com a mesma eficiência de bolas mais próximas, os pontas Léo Mineiro e Filipe são bons atacantes, mas acredito que a equipe irá ficar muito dependente do saída Wallace quando o passe sair da mão do levantador.
- Bloqueio: Willian não é bom bloqueador, é baixo e compensa na defesa essa falha, porém acredito que ele e Sandro não sejam uma troca no bloqueio muito ruim. Os três centrais principais são bons bloqueadores e os ponteiros formam uma base boa, porém ano passado eu via o bloqueio dos ponteiros com mais força, acredito que a equipe até pode melhorar, pois terá mais variação caso Samuel se recupere irá ganhar outro bom bloqueador.
- Cobertura: É um fundamento que depende da determinação tática da equipe logo seguindo que no alto nível não podemos admitir que uma equipe deixe de ser eficiente nesse quesito espero que todas sejam parelhas.
- Contra-ataque: A equipe perdeu força ofensiva nas pontas, mas ganhou uma defesa mais consistente e um levantador muito rápido que pode fazer a diferença nas bolas que quebrarem muito. O central Douglas consegue ser acionado com bolas afastadas da rede, dando mais alternativas no contra-ataque, o saída dispensa comentários por sua força e alcance.
- Saque: A equipe ganha muito com a chegada do ponteiro Filipe que já foi o melhor sacador da Superliga quando era da CIMED e sempre se destaca neste quesito, o levantador Willian saca muito bem, por isso acredito que a equipe ganhou muito neste quesito.
P.S.: Alguns leitores me perguntaram porque não analiso em específico a defesa e se observarem sempre falo nela de uma forma geral. Eu não estou analisando diretamente pois acredito ser um fator muito complexo de prever sem antes ver como será estruturada a formação do bloqueio: aberto, misto a, misto b. Como será estruturada a defesa, como irão compreender as convicções do seu treinador, etc. É um balanço muito complexo entre bloqueio e defesa, por isso falo muito na capacidade individual de cada jogador como defensor, porém não falo muito sobre a defesa como um todo do time!
