Faz alguns dias que ando para escrever sobre os patrocinadores, os jornais, as revistas, nossa mídia, nossa televisão e a nossa postura sobre esses problemas.
Seria realmente "NOSSA" a mídia? Eu confesso que não me sinto representado por quase nada na televisão nacional e na forma como os programas de esporte pretensiosamente gostam de se intitular como programas esportivos.
Bom voltando a revolta número 1: tenho visto nos canais de "esportes" jogos de grandes e famosas equipes de Futebol da Venezuela, o país do futebol, jogos de futebol de times renomados da América como: Guarani do Paraguai contra o grande River Plate e não era o argentino era o do Uruguai. Fico pensando será que valeria a pena realmente patrocinar equipes de outros esportes no Brasil? - Eu se fosse empresário iria patrocinar uma equipe de futebol do Paraguai, pois com certeza receberia mais mídia do que as nossas equipes de voleibol. Nossa seleção só passa na TV nas madrugadas e nas finais de grandes competições nas manhas de sábado e domingo.
Quando olho o Globo Esporte, o TV COM Esporte Clube, Esporte Espetacular e quase todos os outros programas sobre "esportes" fico no mínimo com uma dúvida, para poder falar de Esporte não deveriam falar sobre esportes e não somente sobre FUTEBOL? Porque o direito de chamar um programa que só fala de Futebol e raríssimas vezes abrem uns 30 segundos para outro esporte de um programa sobre esportes??? Não te revolta isso? A terceira e a quarta divisão do brasileiro passam mais vezes na televisão do que o esporte que o Brasil mais conquistas teve nas últimas duas décadas!!!
Nossos dirigentes deveriam vender a transmissão com alguns poréns, como:
- Obrigar a transmissão de um número X de jogos por Superliga
- Ser obrigatório falar o nome dos patrocinadores da equipe com o nome da equipe, pois em alguns casos a televisão inventa um nome e chama como bem entender essas equipes!
- Obrigar a divulgar os jogos nos horários nobres como se faz hoje no futebol.
- Se ninguém quiser levar os jogos de graça para televisões menores, pois com certeza a transmissão em massa será favorável para os patrocinadores e para o crescimento do esporte.
Não podemos deixar que nosso esporte seja passado somente às 3h da madrugada ou em horários onde os atletas de clubes federados e de escolas de competição estão todos nos seus treinos! Quem irá assistir voleibol na televisão se não essa molecada, seus treinadores, contudo esse público está trabalhando ou treinando nesse horário.
Ler jornal e olhar a parte dos esportes é cada vez mais difícil para pessoas que gostam de diversos esportes como eu. As páginas de esportes já são há muito tempo somente sobre futebol e agora virou o Tititi do futebol. Notícias com foto da janela do quarto onde um jogador semi-analfabeto do Internacional estaria escondido são mais importantes do que as finais da Liga Mundial, as conquistas do voleibol brasileiro, as conquistas de César Cielo, dos nossos lutadores de MMA, etc, etc, etc.
Conversando com amigos que acompanharam os esportes dentro dos clubes de formação como SOGIPA e GNU de Porto Alegre, eles sempre comentam que havia setoristas de jornal nesses clubes e que os esportes tinham páginas diárias nos grandes jornais do Rio Grande do Sul. Hoje parece que isso é um sonho ou uma mentira deles. Se não fossem pessoas da minha confiança diria que são grandes mentirosos, pois é utópico pensar nisso.
Para vocês que leram até aqui vou fazer algumas perguntas:
Tu te revoltou com isso? Já pensou nisso? Agora me responda o seguinte:
Quando tu vai em um Supermercado e comprar produtos de uso diário tu pensa em quem patrocina o teu esporte ou esportes menos favorecidos pela mídia como o Voleibol, Basquetebol, Natação, Judô, Punhobol, Handebol, etc???
Tu compras produtos de patrocinadores de competições amadoras, para valorizar esses produtos? Tu fazes a tua parte?
Eu faço, faz alguns anos que tenho prestado atenção nisso, produtos de qualidade parecida e preços parecidos são constantemente comprados por mim pelo esporte que eles patrocinam ou competições que eles dão suporte.
Esse ano me revoltei com mais um descaso com o esporte nacional a tradicional competição Parati Bom de Bola será patrocinada apenas para o Futebol e não será mais como antigamente para diversos esportes!!! O Estudantil Paquetá Esportes Adidas 2010 já tem mais de uma modalidade de Futebol e na página oficial de notícias ele tem mais notícias sobre o Futebol do que dos outros esportes. O Voleibol, o Basquete, e outros esportes merecem isso? Não devemos reclamar? Já conversei com o Coordenador, já reclamei e vocês têm ligado para reclamar? Mandado e-mails para empresas que param de patrocinar o esporte para reclamar?
Até quando nossos esportes serão tratados como apenas um tapa buraco na programação? Até quando seremos obrigados a gostar do Futebol e engolir jogos sem expressão como terceira e quarta divisão e jogos de equipes menores de outros países?
Nosso esporte merece passar na televisão, nossas categorias de base apresentam altíssimo nível e merecem aparecer na televisão, nós merecemos saber o que acontece nos clubes de formação, no dia a dia, nos treinos, a agenda de jogos, os locais, o horário dos jogos, temos o direito de ir olhar bons jogos pessoalmente quando eles ocorrerem na nossa cidade e nós precisamos ser informados sobre isso!!!
Revolte-se, não aceite o que fazem com o esporte nacional!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário