quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pinheiros / SKY 2010/2011 e seus reforços.

Com novos atletas, nova comissão técnica o que esperar da equipe do Pinheiros/SKY que vem ainda mais forte esse ano?





Com a escalação retirada do site: Melhor do Vôlei volto a analisar uma das favoritas ao título da SUPERLIGA 2010/2011, segunda melhor votada na enquete deste blog.
  1. Recepção: O trio Maurício, Giba e Polaco me parece superior ao trio do ano passado, o líbero do ano passado foi bem, porém ele não tinha a experiência do Polaco que jogou ao lado de um dos melhores passadores que o voleibol Mundial já viu o nosso ex-capitão da seleção Nalbert. 
  2. Levantamento: Se o Marcelinho continuar segue sendo uma das equipes mais bem servidas da liga, caso fique a responsabilidade para o jovem Murilo Radke (atleta que tive o prazer de trabalhar), tenho confiança que até a fase decisiva da liga ele já estará entre os melhores levantadores, precisa de ritmo de levar a equipe durante uma temporada, mas fortaleceria o bloqueio e o saque dois fundamentos que o jovem Murilo tem muita qualidade!
  3. Ataque: Acredito que esse fundamento tenha sido o que mais cresceu com a chegada de um saída mais efetivo e que joga com muita potência, o Tuba.
  4. Bloqueio: O bloqueio segue sendo forte, o meio de rede Gustavo já foi o melhor bloqueador do mundo e se a derrota do ano passado pesar na sua vontade de superação tenho certeza que a equipe terá nele e no Rodrigão duas referências no bloqueio.
  5. Cobertura: É um fundamento que depende da determinação tática da equipe logo seguindo que no alto nível não podemos admitir que uma equipe deixe de ser eficiente nesse quesito espero que todas sejam parelhas.
  6. Contra-ataque: Com meios de rede de qualidade e atacantes com recurso a equipe segue com um contra-ataque muito bom.
  7. Saque: Melhora com mais "pressão" e consistência.
 Resumo: é uma equipe que se reforçou e manteve sua espinha dorsal. Jogadores vencedores dentro de um grupo qualificado se pode esperar muito, porém as equipes da liga estão muito fortes e o Pinheiros/SKY não pode esquecer que seus jogadores não são mais tão jovens e precisam estar 100% para a equipe render o que se espera dela, no ano passado problemas de lesão e doenças deixaram a equipe para trás, era a favorita da Superliga e ficou para trás. É uma das minhas favoritas e ao término das análises irei publicar as minhas favoritas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Treinar pra que?

Um dos desafios do treinador é conseguir colocar a compreensão do porque do treino no dia a dia de trabalho e ainda fazer com que atletas percebam que treinar não é sempre sair desgastado, mas sim cumprir objetivos específicos.

Quando no início do treinamento conversamos sobre os objetivos do trabalho é importante deixar claro o porquê de o treino ter sido desenvolvido dessa ou de outra forma, para tornar os nossos atletas não só meros repetidores de ações motoras, mas sim atletas críticos que possam nos cobrar algo dentro do treinamento que nos questione e nos faça evoluir dentro do cenário de trabalho, pois ficar sem a cobrança e sem a avaliação externa a estagnação será rápida e dolorida.

É complicado entender que em muitas ocasiões o bom trabalho perde para um trabalho pior, os atletas certos muitas vezes em mãos menos preparadas vencem equipes muito bem trabalhadas, porém com atletas de menor capacidade técnica-tática. Adianta o craque da equipe ser psicologicamente despreparado?

É ai que a avaliação do dia a dia de trabalho feita pelo treinador e pelos atletas será importante, muitas vezes nós treinadores passamos por momentos de incertezas sobre o trabalho e nos perguntamos:

- Onde estou errando?

- O que preciso melhorar?

- Aonde o adversário foi mais bem preparado do que eu?

Nessa hora que o trabalho bem elaborado e cumprindo objetivos é importante para acalmar um pouco o treinador e voltar ao eixo, contudo se fazem muito importantes essas questões para a evolução do trabalho diário e é nesses momentos que elas chegam com mais força.

Atletas bem formados nos ajudam muito na reformulação e estruturação do trabalho, pois são eles que darão as respostas mais interessantes do dia a dia de trabalho, muitas vezes a resposta é silenciosa e positiva com sua vontade crescente de permanecer no grupo, de treinar mais e mais, de chegar mais cedo e sair mais tarde, assim facilmente podemos saber se estamos desenvolvendo bem o ambiente de treino e o treinamento, conseguindo fazer esses dois andarem juntos tenha certeza estará fazendo bons treinos, já boas equipes são um conjunto mais complexo desses problemas.

E ai meu amigo, o que você acha? No próximo tópico falarei um pouco sobre a diferença de boas equipes e bons treinos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Medley / Campinas faz dois jogos-treinos com o Sesi-SPMedley / Campinas faz dois jogos-treinos com o Sesi-SP

Texto retirado direto do site da equipe de voleibol mais nova do Brasil.
Com certeza esses amistosos serão importantes para avaliar o potencial da equipe formada de jovens jogadores da Medley e da forte equipe do SESI-SP, que é apontada pela pesquisa do Blog como uma das favoritas.
A baixo texto na íntegra direto do site da Medley Campinas!

CAMPINAS / SP - Antes da estreia nos Jogos Regionais de Americana, na próxima quinta-feira (22), a Medley / Campinas fará dois jogos-treinos com a equipe do Sesi-SP nesta segunda (19) e terça-feira (20), a partir das 18h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. As atividades, que serão abertas ao público, fazem parte da preparação do time para a temporada 2010 /2011, que conta ainda com as disputas da Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Jogos Abertos de Santos e da Superliga de Vôlei.

Após oito semanas de treinamento, o supervisor da Medley / Campinas, Fernando Maroni, ressaltou a importância de time intensificar a preparação com o Sesi-SP, dirigido pelo bicampeão olímpico Giovane Gávio. "Nesta etapa, é muito importante fazer um trabalho de alto nível com um time como o do Sesi. O intuito é testar a formação da equipe e prepará-la para os Jogos Regionais, que é o nosso primeiro compromisso. Para a Medley / Campinas é uma honra receber o Sesi para os jogos-treinos em nossa casa", afirmou o supervisor.

A estreia da Medley / Campinas será nos Jogos Regionais. Os confrontos serão nos dias 22, 23 e 24, na cidade de Americana, onde terá como adversários os times de Sumaré, Cordeirópolis e Atibaia. Todos os jogos serão no ginásio do Conjunto Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

O elenco da Medley / Campinas é formado pelos meios Gustavão, Robinho, Pedrão e André Heller; os pontas Wanderson, Lukianetz, Thiago Senz e Mão; os levantadores Thiago Gelinksi e Daniel; e os opostos Franco e Jamelão, além do líbero Lukinha. A equipe é dirigida pelo técnico Cacá Bizzocchi.

Acompanhe a Medley/Campinas também em @medleycampinas
Fonte: http://voleimedley.com.br/

domingo, 11 de julho de 2010

Bonsucesso / Montes Claros 2010/11


 Qual o Futuro da remodelada equipe de Montes Claros?
Nova no cenário, porém muito qualificada equipe foi o grande nome mineiro nas fases finais, chegando com uma cotação não tão alta teve em seu saída de rede um dos grandes responsáveis pelo sucesso nos playoffs.
Esse ano sem um dos destaques do ano passado o que espera essa equipe na nova caminhada? -Aqui coloco minha análise da equipe.

  1. Recepção: Difícil de responder essa questão a equipe continua com grandes possibilidades de modificar esse fundamento durante a partida, o reserva Ezinho é um ótimo jogador de recepção e pode deixar esse fundamento mais equilibrado, em compensação a contratação do forte atacante Bruno Zanuto o passe dá uma enfraquecida, porém o excelente passador Manius fortalece ainda mais esse fundamento, se o líbero Fábio se firmar como na temporada passada será uma equipe com uma larga melhora na recepção.
  2. Levantamento: Segue o mesmo eficiente levantador Rodriguinho que terá atacantes muito bons e com características diferentes.
  3. Ataque: Acredito que apesar da saída do grande atacante da Superliga passada essa equipe se fortaleceu no ataque, o jogador Bruno Zanuto é um atacante excepcional e os grandalhões Manius e Leandrão também não ficam para trás, Manius dá um diferencial com mais habilidade para a equipe e com isso torna a equipe mais completa. Os meios de rede seguem com um nível muito parecido.
  4. Bloqueio:  Acredito que esse fundamento terá um grande acréscimo com os jogadores Leandrão e Manius, se a equipe encaixar pode ter mais um ponto a favor em relação ao ano passado.
  5. Cobertura: É um fundamento que depende da determinação tática da equipe logo seguindo que no alto nível não podemos admitir que uma equipe deixe de ser eficiente nesse quesito espero que todas sejam parelhas.
  6. Contra-ataque: A entrada de um atacante de habilidade como o Manius irá gerar um diferencial no contra-ataque em relação ao ano passado.
  7. Saque: Fundamento que deve perder mais com a saída do atacante Lorena.
Resumo: equipe segue ainda mais forte para esse ano, mas com a boa montagem das adversárias terá que lutar ainda mais para chegar as finais, se o Manius ainda tiver o nível que apresentou em anos de Superliga será uma equipe com um reforço importantíssimo. Acredito que um meio de rede com maiores recursos no ataque (atacar bolas fora da rede) seria o fator para dar um passo a frente nessa equipe!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A "nova" CIMED/Malwee 2010/11


Iniciando a série de análises sobre as equipes que estão sendo formadas para a disputa da SUPERLIGA 2010/11.

Com a escalação retirada do site: Melhor do Vôlei começo comentando sobre a CIMED.


  1. Recepção: a equipe segue com uma recepção boa, contudo inferior as edições anteriores, o libero Thales é jovem, porém experiente o ponteiro João Paulo não é excepcional, assim como o Thiago Alves não era, o Renato continua sendo um jogador importante neste ponto.
  2. Levantamento: o levantador Bruno terá maiores dificuldades neste ano, a recepção tem como tendência perder um pouco de qualidade. Os dois jogadores da saída de rede estão chegando na fase aonde a idade começa a atrapalhar, a posição de meio de rede perde um pouco de qualidade com a saída do Lucão, pois ele é um jogador que bate bolas com uma recepção não tão boa, o que será difícil de realizar com o novo reforço Jardel. Os ponteiros seguem com um balanço ofensivo muito parecido com o ano passado. Vejo o Bruno como um levantador diferenciado, porém para chegar a um nível ainda maior precisa melhorar sua precisão no levantamento que por vezes é muito baixa e é compensada com sua qualidade de leitura de jogo e determinação.
  3. Ataque: ofensivamente acredito que a equipe só perde com a saída do meio de rede Lucão, na entrada de rede segue muito parelho, porém o Thiago conseguia concertar a falta de precisão do levantador Bruninho. A saída de rede pode ter um acréscimo forte se for feito um trabalho com o jogador Anderson, atleta que depende muito de estar 100% por suas características de força e baixa estatura.
  4. Bloqueio: Perde com a saída do central Lucão e caso Anderson entre na equipe acredito que pode até perder contra equipes que joguem com velocidade nas extremidades.
  5. Cobertura: basta determinação tática dos jogadores.
  6. Contra-ataque: Perde pois Lucão ataca bolas não tão bem defendidas e o ponteiro Thiago Alves era muito eficiente nesse fundamento.
  7. Saque: Se Anderson e Jardel conseguirem entrar na sua forma no saque será um diferencial para a equipe.
Resumo: a Cimed/Malwee segue sendo uma das favoritas ao título, porém acho que será um ano muito complicado se piscar os olhos não chega nem nas semifinais.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

SUPERLIGA MASCULINA DE VOLEIBOL 2010/2011

Após uma SUPERLIGA 2009/10 fortíssima esse ano não será diferente, novas potências aparecem no cenário e antigas vem ainda mais fortes. Aos poucos irei postando minhas observações sobre as equipes que estão sendo montadas para este ano e colocarei meus favoritos.

 Parabéns seleção brasileira masculina de Voleibol mais uma vez classificada para as finais da Liga Mundial. Rumo ao Enea.